Pular para o conteúdo
Voltar

“Casa é quando a gente tem a escritura na mão”, diz moradora beneficiada pelo Endereço Certo

Programa irá beneficiar mais de 5 mil moradores de 14 bairros de Várzea Grande.
Lorena Bruschi | Secom-MT

Acompanhada da neta de oito anos, Nilza Clemente dos Santos levou os documentos necessários e se cadastrou no 'Endereço Certo'. - Foto por: Assessoria
Acompanhada da neta de oito anos, Nilza Clemente dos Santos levou os documentos necessários e se cadastrou no 'Endereço Certo'.
A | A

 

Moradora do bairro Cohab Cristo Rei desde 1981, apenas agora a aposentada Nilza Clemente dos Santos, de 71 anos, conseguiu regularizar sua moradia, e terá em breve o título definitivo da sua casa. O sonho de 38 anos será possível por meio do Programa ‘Endereço Certo’, realizado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
 
Acompanhada da neta de oito anos, Nilza levou os documentos necessários e se cadastrou junto a outras cerca de mil pessoas contempladas no primeiro mutirão. Seu bairro faz parte dos 14 conjuntos da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab), que serão regularizados no município.
 
“Toda a vida eu falei para meus filhos que nós não podemos contar que temos casa. Temos o direito de posse, mas casa é quando a gente tem a escritura na mão, registrada, com tudo certo. Vou poder falar que a casa é minha”, comemora a aposentada, na expectativa de regularizar o seu imóvel e receber a escritura registrada em Cartório.
 
Com sorriso no rosto, conta que chegou ao bairro ainda em 1981, construiu boa parte da sua história de vida, e criou todos os nove filhos na casa que está prestes a regularizar de forma gratuita. “Sempre trabalhei muito para garantir o sustento da minha família. Seria muito difícil conseguir juntar dinheiro para pagar pela documentação.” Aos 71 anos, 38 foram trabalhando com limpeza e serviços gerais.
 
Conforme o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, o programa tem o objetivo de auxiliar famílias a formalizarem o direito de propriedade dos seus imóveis por meio dos títulos definitivos. "É o papel do Estado de trazer justiça social e cidadania para as pessoas. Como gestor da Política de Regulariação Fundiária, o Intermat vai regularizar mais de 43 mil casas em diversos municípios mato-grossenses".
 
Primeira ação de cadastramento em Várzea Grande atingiu mais de mil moradores da região do Cristo Rei. Foto: Assessoria. 
 

Endereço Certo

O programa tem como objetivo realizar a regularização de imóveis urbanos da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT), que somam cerca de 43 mil casas em todo o estado. Apenas em Várzea Grande, cerca de 5 mil famílias de 14 bairros receberão títulos de propriedade dos imóveis.

O ‘Endereço Certo’ passou a fazer parte das atribuições do Intermat desde o início de 2019, após a reforma administrativa realizada.

Moradores de Várzea Grande começaram a ser atendidos pelos mutirões de cadastramento para a emissão do título definitivo. Cerca de mil donos de imóveis dos bairros Cohab Cristo Rei e Profilurb, se cadastraram entre os dias 07 e 09 de agosto. O próximo bairro do município que será cadastrado é a Cohab Dom Bosco, entre os dias 27, 28 e 29 deste mês.

 

Cronograma 

Cohab Dom Bosco – 27, 28 e 29 de agosto

Cohab Jaime Campos – 04, 05 e 6 de setembro

Cohab Tarumã I – 18, 19 e 20 de setembro

Cohab Cabo Michel – 25, 26 e 27 de setembro

Cohab Asa Bela – 02, 03 e 04 de outubro

Cohab Santa Izabel e Asa Branca – 16, 17 e 18 de outubro

Cohab Nossa Senhora da Guia – 30 e 31 de outubro e 1º de novembro

Cohab Primavera – 11, 12 e 13 de novembro

Cohab Dom Orlando Chaves – 27, 28 e 29 de novembro

Cohab 7 de maio – 04, 05 e 06 de dezembro

Cohab 24 de dezembro – 16, 17 e 18 de dezembro